sábado, 5 de novembro de 2011

Aventuras e desventuras dos navegantes solitários no Mar da Incerteza

Nas discussões que participo onde entra em pauta a definição do que é, de fato, um médico de família, sempre me vem à lembrança um texto excelente dos grandes Juan Gérvas e Mercedes Pérez Fernández, médicos rurais na Espanha, livres pensadores da Medicina de Família e da Atenção Primária à Saúde que estiveram em Recife este ano para um projeto da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
O texto se chama "Aventuras y desventuras de los navegantes solitarios en el Mar de la Incertidumbre", e está disponível para leitura no site da Equipo Cesca (www.equipocesca.org), uma associação científica espanhola com produção muito interessante. Recomendo demais.
Aos interessados em ler o texto, é só clicar aqui.

Um comentário:

  1. Ontem na nossa discussão o tema retornou e é recorrente. E será mais importante ainda quando conseguirmos colocar a discussão para a elite dos segurados pelos planos de saúde, que não tomam ciência de que eles são os navegantes solitários neste mar de incertezas e probabilidades que são os sintomas, os rótulos diagnósticos e a falta que faz um barqueiro que os leve para onde será ncessário. Quando for necessário!

    ResponderExcluir